Dicas pra manter o cabelo de rhyca durante o verão

Por Cléo Viana, blog Embonitando

Fotografia: Acervo Ana Lídia Vieira.

Fotografia: Acervo Ana Lídia Vieira.

Sol, mar e piscina são apenas alguns fatores que agridem os cabelos durante o verão, os deixando quebradiços, opacos e muitas vezes amarelados. Para que você arrase nessas férias e continue com as madeixas mais lindas do que nunca, hoje vou trazer algumas dicas de cuidados para eliminares os perigos que os cabelos correm durante o verão.

Os vilões

Os raios UVA e UVB são uns dos grandes vilões no verão, pois estimulam a perda de queratina, destroem e oxidam os cabelos, fazendo com que eles percam a cor e fiquem ressecados. Se exagerar na exposição solar pode até queimar o couro cabeludo e descamar. Sem esquecer do vento que é o responsável por causar nós difíceis de tirar e que resultam em uma cabeleira com fios quebrados.

O sal, que sempre está ligado à várias questões de saúde, também é um agressor aos cabelos, pois abre a cutícula dos fios, deixando-os endurecidos e sem brilho. Isso acontece porque ele retira toda a água presente no cabelo. O resultado é cruel: cabelos danificados, com frizz e um super volume.

O “trio do mal” – a areia em contato com o sal e o vento faz as madeixas ficarem com mais frizz ainda. E pra quem curte ficar de molho na piscina, é bom saber que o cloro também está na lista de perigos do verão, e ainda é um veneno para as loiras. Além de deixar os cabelos esverdeados, resseca e gera pontas duplas.

Cuidados
Mas para amenizar os males do verão eis aqui algumas dicas de cuidados para as madeixas continuarem saldáveis neste verão.

Fotografia: Acervo Amanda Pinho.

Fotografia: Acervo Amanda Pinho.

1- Procure levar uma garrafinha de água mineral para a praia, assim, depois daquele mergulho no mar, lave seus cabelos com essa água, que ao contrário da água de torneira, não possui metais pesados, como cloro, ferro e cobre. Então, depois que lavar, use o protetor solar para desembaraçar os fios. Sempre se lembre de aplicar o protetor solar para os fios antes de se expor ao sol e, principalmente, antes de mergulhar no mar ou na piscina, assim, com esse simples cuidado, estará evitando que os fios fiquem esverdeados e quebradiços;

2- Nunca deixe seu cabelo secar com a água do mar, pois o sal resseca os fios, e irá deixar seus cabelos duros;

3- Embora sempre sejam nocivos, principalmente, no verão, evite usar secador de cabelo ou chapinha ou babyliss, pois o calor agride muito os fios, especialmente se eles já estiverem frágeis por conta do verão. Prefira deixá-los secar ao natural ou use o jato no frio. E nunca prenda o cabelo molhado, pois prender o cabelo molhado ou úmido é perfeito para fungos e bactérias. O ideal é deixar solto até secar completamente;

4- Aposte em bonés e chapéus para proteger os cabelos, principalmente se você tem cabelos coloridos, assim, você estará evitando que a cor do seu cabelo desbote;

Fotografia: Acervo Ana Rita Magno.

Fotografia: Acervo Ana Rita Magno.

5- Invista nos óleos hidratantes que ajudam a recuperar os fios. Use depois de lavar os fios ou misturar na máscara de tratamento para proteger os cabelos;

6- Quando for entrar na piscina, prenda os cabelos antes, pois quanto menos contato com o cloro, melhor.

E atenção, cabelos com alisamento merecem cuidado extra, mantenha seus cabelos sempre alinhados para evitar a quebra e procure usar um pente largo de madeira para desembaraçar.

E para finalizar estas dicas básicas nunca se esqueça de manter os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos, pois no verão, o suor, o calor e a umidade podem ocasionar problemas como seborreia e caspa.

Bom! É isso…
Cuidem bem de suas madeixas e arrasem nesse verão. Beijos!

Fotografia: Acervo Manoel David.

Fotografia: Acervo Manoel David.

Gostou das dicas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s