Amazônia Fashion Week

datribu

De 5 a 7 de novembro Belém foi cenário da oitava edição do Amazônia Fashion Week, que esse ano teve como tema “O Futuro da Moda”. O AFW é organizado pela Associação de Costureiras
e Artesãs da Amazônia (Costamazônia) e conta com o apoio do SEBRAE-PA e da Faculdade Estácio FAP. Ao total, 26 marcas paraenses apresentaram suas coleções em três ambientes diferentes da cidade: o Hotel Hilton, a Estação das Docas e o Espaço São José Liberto.

O primeiro dia levou todo mundo para o Salão Karajás, do Hotel Hilton. Pela passarela de lá, desfilaram Fábio Jóias e a Maison Re/volta, do estilista Rogério Vasques, convidado especial do evento.

afw dia 1

Primeiro dia de desfiles do AFW

Na quinta-feira, 06, o Boulevard das Feiras na Estação das Docas foi a passarela de doze marcas paraenses: DaTribu, D’Ateliê, Amazônia Kamã, Orla Rio, Amazônia Zen, Locus, Mia Mia, Andrea Ribeiro, Costamazônia, Roor, Madame Floresta e Ellis Verline (ufa!).

A DaTribu abriu a noite com a coleção Pontear, que a gente acompanhou desde a ação de lançamento, lembram? Ó aqui a matéria. O que a gente viu foram muitas voltas e volumes nos colares,com tudo muito colorido. A Kátia Fagundes, que assina a coleção, contou que a Pontear foi “inspirada no fazer coletivo, nas redes, nas pessoas e parceiros que nos ajudam a construir a DaTribu. Cada look faz referência a rede que construímos, laços afetivos, conexões amorosas…”.

Sobre ver a coleção na passarela, a Kátia explica “É um pouco da minha história ali. E saber que além de produtos, emocionamos pessoas, isso nos move!” Foi emocionamento mesmo ver a ciranda das modelos no final, seguido da família DaTribu subindo ao palco para receber os merecidos aplausos.

D’Ateliê veio com looks plus size e para o público feminino mais maduro, mostrando que a moda tem que ser democrática! Vestidos formais com tecidos como cetim e com cortes retos puderam ser vistos. A Amazônia Kamã, marca de acessórios, trouxe colares longos ou volumosos, sendo alguns modelos assimétricos. E sementes, muitas sementes.

datelier

Coleção da D’Ateliê

kama

Algumas peças da Amazônia Kamã

A Orla Rio mostrou uma moda masculina inspirada nas praias do Rio de Janeiro, tudo bem leve e colorido. A Locus, com modelos tanto masculino quanto feminino, jovem, brilhoso, com animal print… Enfim, bem extravagante, do jeito da marca. A Mia Mia, de moda feminina, trouxe uma coleção de calças, saias e bermudas jeans.

orla rio e locus

Esquerda: moda praia masculina da Orla Rio. Direita: a descontração da marca Locus

mia mia

Peças em jeans da marca Mia Mia

E se o tema do AFW desse ano foi “O futuro da Moda”, a Andrea Ribeiro, a Roor e a Amazônia Zen buscaram no passado as inspirações para os dias que virão. A Andrea Ribeiro, com a coleção “Raízes” mostrou looks tanto para o dia quanto para a noite e abusou das cores quentes. A Roor se inspirou no mistério da floresta, onde o caboclo Plácido encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, para trazer peças com estampas de folhagens, cores escuras, como o verde e o amarelo, e a tecidos esvoaçantes em alguns vestidos.Por fim, com a coleção “Índios”, a Amazônia Zen trouxe uma série de camisas, femininas e masculinas, e vestidos com o tema de penas nas estampas.

andrea ribeiro, roor, amazonia zen

Da esquerda para a direita: Andrea Ribeiro, Roor e Amazônia Zen

A Madame Floresta atravessou o Rio Guamá para mostrar a inspiração na Ilha do Combú, com modelos coloridos e saias rodadas. A Costamazônia trouxe acessórios em madrepérola, bem delicados e românticos. E por falar em romantismo, a Ellis Verline encerrou os desfiles de um jeito muito romântico com vestidos de casamento, 15 anos e festas formais.

madame floresta

Madame Floresta

costamazonia

Acessórios em madrepérola da Costamazônia

 

ellis verline

Vestidos de festas da marca Ellis Verline

Novos criadores

Na sexta-feira, 07, no São José Liberto,foi a vez dos “Novos criadores” desfilarem suas ideias. As coleções foram produzidas por estudantes do curso de Design de Moda da FAP. E teve de tudo um pouco: looks para o dia, para a noite, moda praia, acessórios, bolsas e ~performances~ que marcaram a entrada de algumas apresentações. Abaixo, algumas das coisas legais que puderam ser vistas por lá.

Abigail Braga

Abigail Braga

Antes do desfile “Customiza  Menina”, esse modelo fez sucesso dançando ao somo de Como nossos pais, de Elis Regina.

Customiza Menina

Customiza Menina (Fotografia: André Felício)

Customiza Menina

Customiza Menina

Greice Bíquinis

Greice Bíquinis

Maresia

Maresia

Texto: Marília Jardim/ Fotografia: Natália Costa, Marília Jardim, André Felício

Gostou das dicas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s