Quero começar a fotografar, o que eu faço?

Fotografia: Miller Farias

Fotografia: Miller Farias

A convite da Nós Vamos Assim, a partir de hoje, começamos uma pequena série de postagens sobre fotografia digital. Então, pega a tua câmera, o teu smartphone, o teu pau de selfie, faz aquele carão, aquele sorriso ou a “duck face” e bora lá. Nesse espaço, vamos conversar sobre experiências, inspirações, dicas e trocar toques sobre o assunto.

Para começar, bora se entrosar. Eu sou o Miller Farias, @Millerando no Instagram, curso o quinto semestre de Publicidade na UFPA, tenho um blog de fotografia, falo fazendo careta e mudando o tom de voz a cada palavra, dizem que eu tô sempre com cara de quem comeu e não gostou (o que eu nego >:X ), tenho 18 anos, 4 graus de miopia e uma Nikon D5100 (ela, ultimamente, tem formado parte de quem eu sou). E tu, quem és?

Seja como for, se tu curtes fotografia, em algum momento já te perguntaste: quero começar a fotografar, o que eu faço? Talvez estejas vivendo esse momento agora. Pode ser que tu já tenhas superado essa barreira. E saber por onde começar (ou recomeçar) é essencial.

Logo de cara, te digo que é totalmente possível aprender fotografia sozinho. A internet tá aí a tua disposição. Mas se tu não és autodidata, vão rolar dois cursos aqui em Belém muito maneiros, o da Clarté e o da GotazKaen, que valem super a pena. As câmeras DSLR não são complicadas como parecem e é muito importante que tu tires a câmera do modo automático e saiba manusear.

O passo inicial da fotografia é entender a fotometria, o foco e a composição. Já deves ter ouvido falar da fotometria, que diz respeito à luz existente no ambiente, controlada (não só) pelo ajuste de ISO, diafragma e obturador. Eles te ajudam a equilibrar a luz e deixar do jeito que tu queres. O foco é a definição do que é importante na fotografia: o protagonista da cena. Já a composição é a forma como tu vais fotografar, do que tu queres passar e do ângulo que escolhestes.

Tá. Entendido. Mas qual é a melhor câmera para quem tá começando? É aquela que tu já tens. Ou a que cabe no teu bolso. Tendo uma câmera com controles manuais, sendo cara ou barata, tu já consegues fazer fotos incríveis. Basta conhecer bem o teu equipamento, ficar ciente do que podes fazer e extrair o melhor dele. Unindo os conceitos básicos da fotografia com o conhecimento sobre o teu equipamento, vais entender qual o melhor jeito de fazer o que desejas. E, a partir daí, podes começar a te equipar até virar um megazord.

Vais conhecer também os tipos de objetiva (lente). As que vêm nas câmeras já são ótimas e permitem taca-le pau e produzir fotos incríveis. Eu uso uma 50mm da Nikon, porque amo o efeito de desfoque e essa lente me possibilita fazer isso.

Mas se tu queres uma dica de qual câmera comprar, te recomendo a Nikon D5100 ou a Canon T4i. Com essas câmeras, consegues aprender o básico da fotografia e os preços não pesam tanto no bolso.

Tudo nessa vida é questão de prática. Então, além de conhecer a “teoria”, põe tua cara no sol e vai fotografar. Ahhhh, se tu tens alguma dúvida, não fica com vergonha de perguntar. Não esquece que esse espaço é totalmente aberto para interações.

perfil miller

2 comentários sobre “Quero começar a fotografar, o que eu faço?

  1. Amei o post, Miller! Conheci seu blog hoje mas não conseguir comentar lá 😦 Acabei parando aqui e sou muito grata por isso, pois precisava mesmo ler esse post! haha
    Sucesso pra você! Abraço

    cafeepoesiafc.blogspot.com

Gostou das dicas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s