Por que assistir Downton Abbey: Modas e Costumes (2ª Temporada)

Foto 1

A temporada começa em 1916 no meio da Primeira Guerra Mundial que começa em 1914 e a temporada termina em 1919, exatamente com o fim da guerra. Devido os homens estarem no front de batalha, algumas mulheres necessitam exercer diversas funções que pertenciam aos homens. Passam a usar então, roupas de tecidos mais leves, sem os espartilhos das décadas anteriores. Há uma cena em que Lady Sybil, filha mais nova do Conde, está selecionando roupas para viagem, pois vai estudar enfermagem para ser útil à guerra, e uma de suas irmãs diz para ela levar um vestido para ocasiões especiais, mas Sybil se recusa e diz que não há necessidade. Sybil se permite até aprender a cozinhar, lembrando que ela é a personagem interessada por política e pelos direitos das mulheres, citada no texto anterior.

Foto 2

Enquanto isso, Edith, a filha do meio, está aprendendo a dirigir e quando diz que vai ajudar uma família de uma fazenda vizinha a dirigir um trator, todos começam a criticá-la. Sua avó, Lady Violet, exclama: “Edith! Você é uma Lady e não uma camponesa!”. Mas Edith insiste e vai mesmo assim. A série nos mostra como uma guerra de tal dimensão altera todo o modo de vida daquele perfeito universo de aparências que é Downton Abbey.

Foto 3

Na trama também ocorre um romance típico de novelão: O chofer, Tom Branson se apaixona pela filha mais nova do Conde, Lady Sybil. Ele diz a ela o que está sentindo e faz um discurso de esperança: “Quando a guerra acabar tudo não será mais como era antes”. Tom acredita que vai poder subir de vida e assim cortejar Sybil, assim como acredita que as mulheres farão suas decisões próprias. Lembrando que ambos pensam da mesma forma quando o assunto é política e direitos humanos.

Foto 4

Voltando a falar de figurino, a história de amor principal da trama entre Lady Mary, filha mais velha do conde e Matthew Crawley está num poço de orgulho, mantendo uma “amizade” de aparências. Matthew então conheceu Lavinia Swire em Londres, com quem pretende se casar. Ao apresentá-la à família, percebe-se que ela usa uma moda mais atual vinda de Londres, com uma silhueta mais reta e de um tom de verde não usado ainda por nenhuma das personagens. Ela usa também um adorno de cabeça, uma faixa bordada que passa pela testa, muito parecido com o que Lady Sybil usou na temporada anterior quando apareceu usando calças. Podemos afirmar então que Lavinia estaria atualizada, se tratando do vestuário, assim como Sybil, até porque, Downton se encontra no interior. É notável o preconceito de Lady Violet sobre a aparência de Lavinia. Por ser a mais velha da família, Lady Violet ainda é muito tradicionalista.

Foto 5

Vale a pena acompanhar a 2ª temporada pelas piadinhas de Lady Violet (Maggie Smith) que já se faziam presentes na primeira temporada, mas que na segunda estão mais ácidas, não é por acaso que ela é a favorita da série. O engraçado é que tudo soa muito naturalmente, o seu humor é venenoso, porém sincero e geralmente usa de suas artimanhas para o bem de todos, mas claro tendo por base seus princípios tradicionais.

Foto 6

A questão do uniforme militar, que é corriqueiro durante a temporada se mostra banalizado quando o conde passa a temporada inteira “fantasiado” de militar. Acontece que, o Conde, iludido de que vai servir no front, na verdade descobre que sua posição é apenas honorária e não passível de serviços de fato. Ou seja, seus amigos do regime querem apenas desfrutar de suas posições, com a função (ou desculpa esfarrapada) de manter as coisas no lugar em um período de tanta tensão. Esta sensação de frustração e ociosidade pode tê-lo levado a se sentir atraído por Jane, uma nova criada da casa.

Foto 7

Downton se torna uma área de convalescência para receber os feridos da guerra que já estão em recuperação, e quando alguns membros honorários do regimento militar vão visitar e conhecer as instalações, as filhas do Conde estão usando branco. Então percebe-se que as roupas usadas de dia, para ficar em casa e receber visitas, são brancas, ou de cores claras, como rosa claro, verde claro e tons terrosos. Essas cores são devido às referências da natureza, retrato do Art Nouveau, período que antecedeu esta temporada. Porém na hora do jantar as roupas são mais escuras e trabalhadas. Ao sair, as mulheres usavam roupas de cores mais fortes. Lady Mary aparece em alguns episódios saindo de dia com uma roupa e chapéu cor de vinho, calçando luvas escuras. As roupas para a noite também são escuras e bordadas. E as mulheres mais velhas da família também usam roupas mais escuras que as mais novas e de tecidos mais pesados como veludo e pele de animais, vez ou outra usam cores mais delicadas.

Foto 8

A beleza dos cabelos da temporada anterior continua: presos e deixando o pescoço a mostra. Uma coisa que notei no figurino dessa temporada foram as mangas de alguns vestidos feitos de tecido semitransparente, às vezes com bordados. Lady Mary aparece usando um vestido que me chamou muita atenção, considero o melhor vestido até essa temporada: nude com bordados pretos e sem mangas, com decote e mostrando os braços, com uma luva cor da pele e já com uma modelagem reta e folgada, mais comum na década que estará por vir.

Foto 9

Não houve nenhuma mudança ou revolução significativa na história da moda devido à guerra (1914-1919). Porém, nessa época surgiu o vestido “barril”, muito usado por Cora, esposa do Conde, dando um formato cilíndrico ao corpo sem todo aquele volume do século passado. Uma forma de acentuar as formas femininas, adaptando-se ao período de guerra, já que não era um bom momento para extravagância. É possível notar também que há muita repetição de roupas em diferentes ocasiões, o que pode ser por causa da guerra.

Nas décadas seguintes surgirá uma nova mulher, a mulher da noite e de vestido mais curto, presente nas temporadas seguintes de Downton Abbey. Mas isso eu mostro pra vocês no próximo post. Beijos!

perfil tobias

 

Gostou das dicas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s