Listinha: livros de moda

IMG_0537

Marília Jardim

Para quem gosta de moda, livros com esse tema são itens essenciais para entender como funciona o universo fashion. Alguns são mais divertidos e funcionam como um guia para todas as horas, tipo aquela calça jeans que vai bem com tudo. Outros são mais específicos, mais acadêmicos, para quem quer entender o assunto de um jeito mais científico. Sim, moda também é ciência! E entender essa alquimia é entender um pouquinho da nossa sociedade.
Por isso listei alguns livros relacionados ao tema para quem gosta do assunto ou até mesmo para quem tá procurando um presente para dar nesse fim de ano.

1- História da Moda no Brasil – das influências as autorreferências (João Braga e Luís André Padro)

IMG_0539
O título já diz tudo, né? É um livro que pode assustar pelo tamanho, mas tem uma leitura bem tranquila e é recheado de fotos lindas! João Braga e Luís André Padro contam a história do Brasil através da história da moda: a influência europeia, as primeiras revistas de moda, o surgimento da indústria têxtil no país e os primeiros passos da semana da moda de São Paulo nos ajudam a compreender como a moda brasileira chegou ao posto de uma das mais bonitas e criativas do mundo.

2- Sociologia de Moda (Frédéric Godart)

IMG_0542
Esse é para os os estudantes de plantão e/ou amantes de comportamento social. Frédéric Godart é sociólogo francês e fala sobre moda a partir de uma outra perspectiva: como ela surge, se desenvolve e conquista o mundo. Mas ele não fala de uma moda de sapato ou jeito de vestir, mas do fenômeno social em si! É uma excelente opção para quem estuda moda a partir de uma perspectiva científica.

3- A Parisiense – O guia de estilo de Ines de la Fressange (com Sophie Gachet)

IMG_0545
Aqui vai uma dica para quem quer ser estilosa, mas nunca saí do básico. ‘A Parisiense’ é um guia de estilo, como diz o subtítulo, que dá dicas simples como dar aquele up no visual e parecer que saiu de casa, linda e maravilhosa, sem querer! Também tem uma lista de peças essenciais que podem ser usadas de diferentes maneiras.

4 – Dia de Beaute – Um guia de maquiagem para a vida real (Victoria Ceridono)

IMG_0543
Esse é meu mais novo xodó: não tem uma semana que meu namo me deu esse livro de presente e eu ~já o considero pakas. Sou fã da autora, a Victoria Ceridono, que é editora de beleza da Vogue e tem um blog – com o mesmo nome do livro. Assim como “A Parisiense”, é um guia básico de dicas, porém de maquiagem! A Vic reuniu as dicas do blog e os truques de beleza nessa edição, que fica na sua estante, ao alcance das mãos. Além de ser um livro com fotografia e ilustrações lindas!

E aí, curtiram? E quais as dicas de leitura de moda de vocês? Espero que vocês tenham gostado e se inspirado nos livros para dar de presente (para seu amigo/a secreto/a ou para você mesmo!)

P.s.: desculpem pela qualidade das fotos! Não tive tempo de emprestar a câmera do namorado, então precisei improvisar com o celular.

Gostou das dicas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s