Vitrine: Jéssica Monteiro

MINI COLEÇÃO - JESS16

Fotografia: Fillipe Valderez

Olá, pessoal! Eu sou a Jéssica Monteiro, 23 anos, sou formada como Bacharel em Design pela Universidade do Estado do Pará. Amante de estampas, projetos handmade, fotografia e também muito fã da saga Harry Potter. Fiquei muito feliz e surpresa com o convite de vir aqui falar um pouco sobre meu trabalho! c:

MINI COLEÇÃO - JESS0

– Conta como que surgiu a ideia de fazer a Mini Coleção (Uma Viagem a Partir da Plataforma 9¾)?

A leitura sempre foi bastante incentivada pelos meus pais, Harry Potter foi o livro que teve mais notoriedade e assim fez parte de boa parte do meu crescimento. Lá em meados de 2009 quando a história já era considerada um fenômeno editorial, eu e Julia (amiga de infância) tivemos a iniciativa de criar uma comunidade no Orkut (a Observatório Potter) que viesse a reunir fãs da saga aqui de Belém. Assim, durante aqueles anos de experiência na comunidade, eu adquiri uma visão mais clara sobre a disseminação e a valorização da cultura em Harry Potter e tive maior consciência de que existe uma comunidade que cresceu e continua crescendo com os livros da saga.

O link veio daí, eu desejava desenvolver um projeto que de alguma forma gerasse algum significado e que junto dele eu tivesse a oportunidade de ver algo sólido que me fizesse bem e também fosse representativo e pudesse ser partilhado por determinado público-alvo, então veio o meu interesse em reunir o universo literário de J.K. Rowling com o projeto de Design. A intenção era gerar um produto que se tornasse uma linguagem expressiva, que fosse além de um produto de consumo meramente material e que utilizasse o tema de maneira diferente do que se tem no mercado.

MINI COLEÇÃO - JESS17

Encontro de fãs em evento Harry Potter em Belém – Support Potter 2015 (foto de acervo)

 

– Fala um pouquinho sobre cada uma das estampas e as referências delas.

Foram 37 alternativas apresentadas, 6 dessas viraram estampas (sendo criada uma 1 peça feminina e 1 masculina para cada alternativa), 4 estampas foram selecionadas para produção, dando origem à 8 peças.

Durante a produção das peças, a minha principal fonte de inspiração foi a literatura, em função de proporcionar maior liberdade de criação e experimentação (por isso cada estampa teve um conceito bem carregado, construído através dos 7 livros). Então sempre tinha uma citação do livro acompanhada de uma análise da história. Também fui influenciada pela estética dos filmes, mas sempre procurando divergir da demasiada exploração de imagens prontas que já são vinculadas ao tema. O principal objetivo era fazer com que a superfície da roupa se tornasse tela, um cenário que conta um pouco da história.

Dando uma pincelada no conceito das 4 estampas produzidas:

MINI COLEÇÃO - JESS13MINI COLEÇÃO - JESS12

A primeira estampa desenvolvida foi a ”Dementadores nos Cercam”, nela eu trabalhei a essência da cena do ataque dos Dementadores vivenciada pelo Harry no terceiro livro da história. Esse livro marcou a passagem para uma nova fase da saga, mais séria e madura, por isso busquei refletir isso nas cores e no jogo de luz e sombra.

Optei por criar uma Estampa de Borda que simulasse a áurea descrita por Rowling, fazendo referência ao local do ataque – A Floresta Proibida. Tentando imprimir nela o contraste entre o escuro, desconhecido, assustador e o filete de esperança (Patrono de Harry) que irrompe em direção a um céu estrelado no centro das peças.

MINI COLEÇÃO - JESS01MINI COLEÇÃO - JESS04MINI COLEÇÃO - JESS05

A estampa seguinte foi a da “Fawkes”, nessa alternativa o elo de inspiração foi a figura de Alvo Dumbledore (um dos personagens principais da saga), a fênix em sua descrição nos livros foi aplicada de maneira localizada, a estampa tem como plano de fundo o elemento varinha em repetição (Era de Dumbledore a posse da varinha mais poderosa do mundo Bruxo – a Varinha das Varinhas). As cores mostram contraste entre os elementos e o tom de azul escolhido reflete a personalidade do Bruxo: sábio, misterioso, inteligente e perspicaz.

MINI COLEÇÃO - JESS11MINI COLEÇÃO - JESS09MINI COLEÇÃO - JESS15

A terceira estampa é a da “Luna Lovegood”, Luna é uma personagem que é apresentada aos leitores no quarto ano da saga, todos os elementos recaem na construção desse personagem, uma jovem de espírito aberto e cheia de traços incomuns que é considerada por muitos como uma figura excêntrica. Utilizei cores vivas buscando remeter a excentricidade de Luna e como elementos secundários utilizei o Patrono da personagem – uma lebre – e os Zonzóbulos – criaturas invisíveis que podem ser percebidas através dos Espectros* (óculos mágico*). Ao fundo apliquei um módulo de estamparia continua fazendo referência as Relíquias da Morte (o primeiro contato de Harry Potter com o Conto das Relíquias ocorreu por intermédio do pai de Luna, Xenofílio Lovegood).

MINI COLEÇÃO - JESS08MINI COLEÇÃO - JESS06MINI COLEÇÃO - JESS07

Por último a estampa “Quadribol” (O esporte mais popular entre os Bruxos é composto por sete jogadores em cada time e quatro bolas: Balaços (2), Goles (1) e Pomo de Ouro) nessa estampa eu trouxe novamente uma aplicação de Barra em cores alegres, vibrantes mas pouco saturadas que remontam aos cenários narrados nos primeiros livros da saga dentro de uma esfera de pura nostalgia que remete a descrição dos treinos vespertinos dos times das Casas em Hogwarts.

De acordo com a linha de pesquisa do projeto foi interessante realizar um levantamento sobre estilos que possuíssem sua essência enraizada em grupos e movimentos de subculturas que agora reaparecem como tendência vigente, assim foram analisados os estilos: New Gypsy, Boho e Folk. A escolha de Estilos que possuíssem ligações com o Gypsy girou em torno da visão mítica que envolve a história destes povos os quais eram identificados popularmente como indivíduos praticantes de “bruxaria” e pela sua estética em si, por isso o uso de tecidos leves com transparência, recortes e decotes.

– Como foi essa experiência de trazer teus conhecimentos de designer pra moda e de misturar a tua paixão por Harry Potter ao trabalho de conclusão?

Foi lindo! Eu já tinha noção de que escrever um trabalho tão extenso e ainda desenvolver o projeto físico seriam etapas bastante desgastantes. Mas quando você escolhe trabalhar com algo que te inspira, a experiência se torna mais leve.

MINI COLEÇÃO - JESS14

Com o design de moda se tem um poderoso instrumento para produção e expressão da cultura contemporânea e trazer pra realidade acadêmica esse tema, que remonta emoções e sentidos celebrados por um grupo de atores sociais em permanente crescimento, faz com que se tenha oportunidade de conhecer de perto os grupos inseridos em culturas participativas.

Esse projeto acabou servindo como estimulo pra novas construções nessa linha de pesquisa mostrando o potencial de trabalhos que podem vir a ser desenvolvidos na nossa região. Quando alguma pessoa, que normalmente não me conhecia, falava o quanto havia gostado do resultado e como a minha iniciativa foi recebida com muita animação, eu não imaginava a repercussão, fiquei extremamente feliz.

– É possível adquirir as peças da mini coleção? Onde?

Sim, sob encomenda!! (jessicamonteirs@hotmail.com)

Mais fotos e detalhes do projeto no link (:

MINI COLEÇÃO - JESS02

Fotografias: Leilane Dias 

 

Gostou das dicas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s