Vitrine: Letícia Ayres

26122015-IMG_8083

Me chamo Letícia Ayres, tenho 23 anos, e sou estudante de Design de Moda. Sempre gostei de Moda, desde criança, gosto de arte de uma forma geral. Minha primeira opção acabou sendo Arquitetura, mas fiz pensando em ser professora de Moda, acabou que decidi largar para estudar a Moda, de fato.

Pra mim moda é uma forma de expressão, você traz para o visual, o “palpável”, aquilo que você tem, o que você é por dentro. Falando academicamente, adoro Comunicação dentro da Moda, jornalismo de moda e áreas afins, mas a minha área do coração é Produção de Moda.

Tu és paraense, mas estuda no Ceará. Explica isso pra gente.
Bom, eu queria uma Universidade Federal, em uma cidade que me trouxesse mais experiência na área, então escolhi a Universidade Federal do Ceará, que além de ser perto para fazer a ponte aérea FOR/BEL, tem muitos eventos importantes da área.

Fala um pouco sobre o que tu enxergas como diferença e como semelhança entre a moda daqui e a moda daí.
A semelhança está no talento e capacidade, as duas modas tem bastante potencial e características únicas. Acredito que a diferença está na valorização, aqui tem bastante visão e investimento na área, enquanto que no Pará precisamos saber enxergar melhor nossa moda e trabalhar para o crescimento dela.

26122015-IMG_7994

Por que essa preferência pela área de produção?
Não sei se acertaria explicar em palavras, mas é o que eu amo fazer. Uma forma de demonstrar visualmente  um sentimento, uma ideia, um estilo, isso me encanta nessa área.

Quais experiências como produtora já tiveste? Foram elas que te ajudaram a optar por esse segmento?
Fiz a matéria de Produção na faculdade, fiz um curso aqui em Fortaleza e tomei coragem para desenvolver meu próprio editorial. Sim, sempre foi uma área de interesse pra mim, mas quando eu vivenciei tive mais certeza.

Fala sobre a ideia do editorial das fotos aqui do post…como surgiu? 
Os editoriais que eu fiz acabaram sendo um trabalho em grupo. Eu queria fazer algo meu e que, claro, estivesse ligado a minha terra. E eu sei que a beleza paraense é única, e além disso, que sempre cai no mesmo clichê, então queria uma beleza paraense urbana e com as cores da nossa terra. Meu objetivo é acrescentar um editorial assinado por mim no meu portfólio e também me divulgar, quem sabe né?

26122015-IMG_7845

Como que foi esse processo de execução dele?
Bom, primeiro eu pensei quem poderia me ajudar nesse editorial, precisava no mínimo, da fotógrafa e da modelo. A fotógrafa foi a Brenda Pantoja, que tem o olhar que eu queria para o editorial, e a modelo foi o que mais demorei, mas quando conheci a Juliane, foi amor à primeira vista.

Depois disso passamos bastante tempo pensando e tentando encontrar o dia que eu estaria aqui, e que daria certo para todos. Acho que foram uns três meses, aproximadamente. Precisei arrumar autorização para a locação que eu queria, montar os looks dentro da paleta de cores que eu determinei e com as peças que eu consegui, sempre contando com o olhar da Brenda para as poses e ângulos e a Juliane que foi a maquiadora e cabeleireira também.

Por fim, o que mais te encanta nessa função de produtora de moda e que tu deixa de incentivo pras pessoas que pensam em trabalhar com isso ou aquelas que ainda nem decidiram e tão atrás de um empurrãozinho para decidir?
Lidar com as pessoas, tanto as que estão no desenvolvimento do trabalho, quanto aquelas que ainda vão ver e interpretar da sua maneira, passa por muitos olhares mesmo antes de chegar no produto final, e isso me encanta no processo. Pra decidir você precisa vivenciar e ver como se sente diante da situação, porque pode ser um pouco desgastante, mas quando você ama o que está fazendo, isso não te afeta.

Fotografias: Brenda Pantoja

Um comentário sobre “Vitrine: Letícia Ayres

Gostou das dicas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s