Meu primeiro Colóquio

Mais uma vez estou no Nordeste, dessa vez em João Pessoa. Mas não vim só para turismo, apesar de ter um tempinho para conhecer Jampa, como a cidade carinhosamente é chamada. A prioridade foi participar, pela primeira vez, do Colóquio de Moda, um evento acadêmico que envolve as àreas afins da Moda (Design, Criação, Produção, Comunicação…). Como eu sou estudante de Mestrado, participar desse tipo de evento é super importante para mim e para meus estudos e desde muito tempo eu namorava esse evento, mas ele sempre acontecia em datas próximas ao Intercom, o Congresso Nacional de Comunicação, então eu priorizava o evento da minha área, né?

Mas, esse ano eu resolvi fazer diferente e me inscrevi pra cá! O evento começou domingo e termina hoje no Centro Universitário de João Pessoa, um lugar lindo e enorme! A organização foi super receptiva e atenciosa, a estrutura foi montada com exposições, feirinha com produtos locais, food trucks para a hora da fome e um redário maravilhoso na parte da frente do prédio onde aconteceu o evento, um lugar todo arborizado.

coloquio-1

Assisti as palestras e uma das coisas que mais me fascinou foi o caso das pessoas daqui com o algodão, matéria-prima das roupas (e por que não dizer “matéria-prima da moda” também?). Pequenas famílias do interior do estado sobrevivem da plantação de algodão e já faz algum tempo que eles também produzem algodão colorido, o que torna o processo de fabricação de roupas mais barato e ecologicamente correto, já que não é preciso tingir os tecidos (existe uma economia de 87% de água sem o processo de tingimento). Paralelo às pequenas famílias, existem pesquisas na área da Agronomia para modificar o algodão para que ele já nasça com cores diferentes! Ou seja, campos de conhecimento diferentes convergem para um trabalho em conjunto.

coloquio-2

Também tive a oportunidade de conhecer vários tipos de trabalho da área de moda, um monte de pesquisas diferentes, vi muita gente bacana e ainda encontrei com paraenses por aqui (um beijo pra Luiza Coutinho e pra Renee Miranda). Encontrei livros bons e baratos, artesanato local e uma vontade enorme de continuar estudando comunicação e moda!

Gostou das dicas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s