Ateliê Hoop: sapatos artesanais cheios de estampa e conforto

Modelo Tênis - Loja Solar Colaborativo

Depois do lance de fotografar desconhecidos na rua pra saber o que eles pensam sobre moda, essa parte de apresentar marcas autorais paraenses pra vocês é a minha favorita do Nós Vamos Assim. E hoje trago uma marca de sapatos artesanais bem bacana que eu conheci no Festival Se Rasgum, se não me engano, do ano passado que é a Ateliê Hoop.

A marca foi criada em julho de 2015 pela Raiza Gusmão e a Lela Mesquita e começou como o Projeto Protótipo para saber como seria a aceitação do público. As duas uniram suas habilidades e amor pelo artesanato para produzir sapatos artesanais, costurados à mão feitos no solado de borracha em edição limitada. “Inicialmente chamado de Projeto Pro.tó.ti.po, o Ateliê Hoop nasceu em uma fase de dificuldades, onde duas amigas se uniram para dar um rumo diferente em suas carreiras profissionais e se lançaram de corpo e alma na fabricação de sapatos artesanais” conta Raiza, que concedeu uma entrevista pra gente contando um pouco mais sobre a Hoop.

Quem faz a marca e como foi a escolha do nome? Lela e eu nos conhecemos trabalhando com Arqueologia, nós duas construímos a marca Ateliê Hoop que surgiu na época em que abrimos um espaço de venda e produção, que durou 3 meses. Escolhemos esse nome por significar algo que precisávamos na época, então o significado de Hoop (palavra em holandês) é “esperança”, representando a vontade das idealizadoras do projeto.

Modelos novos de Sandália - Loja Belém Folk 1

Qual o diferencial de vocês? Sem experiência e conhecimentos específicos, o projeto se desenvolveu entre erros e acertos, porém, com a ideia maior de começar a repensar nosso papel de consumidores. Refletir sobre as práticas capitalistas que sujeitam pessoas à condições de trabalho extenuantes e degradantes. Então o Ateliê Hoop, através dos seus produtos, levanta a bandeira do “Compre de Quem Faz” porque quando você compra de quem faz, estimula a produção justa, melhores condições de trabalho e consumo consciente assim como estimula a economia criativa das pequenas marcas.

Como funciona a produção de vocês? Atualmente a produção é feita em grade de pares que vão do 34 ao 42, o processo é inteiramente artesanal, não é utilizado nenhum tipo de maquinário para a produção. A primeira etapa é a confecção dos cabedais, que é a parte de tecido do sapato, estes são costurados por mim (Raiza), a segunda etapa é a finalização, colagem e montagem do sapato feito pelo sapateiro.

Vocês trabalham com coleção, né? Fala um pouco sobre elas. Já lançamos várias coleções, não dá pra lembrar de todas (risos), mas cada uma é escolhida por estação ou datas festivas. Por exemplo, no final do ano passado e este ano já foram lançadas duas coleções temáticas, a primeira foi das festas de fim de ano, onde lançamos uma coleção de botas e tênis com pegada metalizada, que estava em alta no momento (foto abaixo), a segunda foi sandálias cheia de cor para o período do carnaval (segunda foto). Mas, às vezes, a coleção não tem conceito, os sapatos são escolhidos apenas por estampa.

Coleção Metalizados 4 - Loja Solar Colaborativo

Qual a faixa de preço de vocês e onde encontrar os produtos da marca? Nossa faixa de preço varia de R$70,00 a R$110,00, de acordo com os modelos. Possuímos 3 modelos distintos: Sandália, Tênis, Bota. Hoje estamos com dois pontos de vendas a loja Solar Colaborativo que fica na Assis de Vasconcelos, 488C (próximo da Praça da República) e na Loja Belém Folk que fica na Aristides Lobo, loja 11 entre Quintino Bocaiúvas e Doca (ao lado do Shopping Boulevard).

E aí, gostaram? Pra saber mais sobre a marca é só seguir os perfis da Hoop nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Gostou das dicas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s