Vitrine: Vinny Araújo

IMG_20170109_200415

Tereza e Aryanne Fotografia

Quem aparece por aqui é o Vinny Araújo que faz produções de moda babadeiras pela cidade. Diferente de algumas pessoas, o Vinny não veio da academia, ele faz mais o tipo autodidata. E olha que ele até tentou hehe Cursou 3 anos de Turismo, 2 anos de Arquitetura, 1 ano de Moda, mas não concluiu nenhuma das graduações. No fim das contas ele se descobriu na Produção de Moda. E a gente conversou com ele pra conhecer melhor essa história.

Como essa tua relação com a Moda começou? Desde de pequeno eu gostava de desenhar e tinha um ar pra Moda. Comecei a trabalhar nesse ramo com 20 anos quando fui contratado em um showroom.  Lá eu tive acesso a produção de moda, viajei pra receber treinamentos, ou seja, vivi esse lado comercial de perto. E depois comecei a um curso de fotografia e isso me despertou um olhar mais específico pra produção de moda.

“Pra me capacitar eu faço muitas leituras e muitas pesquisas. A bagagem que adquiri de todos esses anos de treinamentos do showroom também me ajudam bastante, porque a gente acaba recebendo muito treinamento de estilo, de tecido, de caimento e por conta de tudo isso fui por esse lado”.

Como funciona o teu trabalho? Quando faço produção gosto de tá presente desde a criação do conceito que eu acho que é o principal, sabe? É muito importante estar junto com o fotógrafo desde antes das fotos e, de certa forma, pré-conceber isso. Por exemplo, qual é a luz que vamos usar, se vai ter cenário, se vai ser externa, qual a maquiagem da modelo…todo esse contexto. Porque a maioria dos fotógrafos com que eu trabalho também gostam de fazer do editorial uma “contação”. Por meio dele sempre buscamos contar uma história pra quem tiver vendo aquilo.

E, é claro, que o trabalho em equipe é fundamental, né? Como funciona isso? Recebo um briefing juntamente com o fotógrafo e a gente começa a bolar tudo juntos. A partir daí a primeira coisa que fazemos é o painel de inspirações que é feito pelo Pinterest ou pelo Google. Nesse painel a gente define as cores, a ambientação, qual o clima… Depois disso eu faço uma pré-pesquisa da maquiagem pra sentar e definir com o maquiador para que ele também possa dizer como acha que fica melhor. E a gente tem que conversar bastante, porque eu acredito que um bom trabalho de produção de moda é feito com muito diálogo entre o produtor, o maquiador, o fotógrafo, a modelo e quem mais estiver envolvido.

15109436_1255687571160276_5837549240708861892_n

Equipe do editorial do André

E teve alguma produção que foi especial pra ti? Um dos melhores melhores trabalhos que eu fiz foi com o André Lima e o Dudu Bertholini que foi um editoral produzido no Ver-o-Peso pra uma coleção do André com modelos daqui. A experiência foi bacana não só pela equipe, mas também por ver no resultado final e perceber que o ambiente regional pode ser explorado e ser fashion sem ser caricato.

IMG-20170401-WA0051

Tereza e Aryanne Fotografia

E além de faze produção tu também tás com outro projeto dentro da Casa Oiam. Fala mais dele. O Recriar Lab é um laboratório de customização e upcycling, onde a gente transforma roupas em outras roupas, então a gente retorna elas pro ciclo de uso. Ele também é um laboratório colaborativo que começou comigo e agora nós somos em 6. Dentro da equipe temos designers de moda (uma delas faz patchwork), tem uma pessoa que borda, uma artista plástica que faz pintura manual e eu.

A gente tem duas propostas de trabalho: uma são peças que a gente faz como se fosse uma mini-coleção que a gente vende na loja O Cubo (que também fica na Oiam) e outra são as encomendas, que é o que a gente prefere, porque a gente deixa o cliente livre pra criar junto. Assim ele pode escolher o botão, o aviamento, se vai ter ou não bordado. Assim o cliente é o outro designer que participa da criação.

Quer saber mais sobre o trabalho do Vinny? Então visita o instagram do Recriar Lab e no perfil dele ^^

Gostou das dicas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s